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quinta-feira, 24 de março de 2011

continuação...Dificuldade de Aprendizagem

Definir leitura e escrita não consiste em tarefa fácil, pois ao contrário do que possa
parecer, estas são áreas complexas e abrangentes. São vários os sentidos que podem ser
atribuídos às idéias de leitura e escrita, podendo estes, serem restritos ou amplos. Em termos
escolares, tanto a leitura quanto a escrita estão diretamente vinculadas a alfabetização,
adquirindo deste modo caráter de aprendizagem formal.
No sentido restrito, são encontradas definições simplistas tais como: Leitura – Ato de
percorrer os olhos (visão) sobre algo que está escrito, decifrando e interpretando as palavras e
o sentido do texto, ou aquisição da decodificação e interpretação dos símbolos alfabéticos e
dos textos. Escrita – Ato de representar através de sinais gráficos (letras) palavras e idéias, ou
domínio da função simbólica convencional.
No entanto, pesquisadores de renome tais como Emília Ferreiro, Ana Teberoski, Luiz
Carlos Cagliari, entre outros, já provaram através de pesquisas e estudos a complexidade que
envolve ambos os processos.
(...) eu digo
marcas gráficas por parte das crianças; também falo de interpretação dessas
marcas gráficas. (...) algo que também supõe conhecimento acerca deste
objeto tão complexo – a língua escrita –, que se apresenta em uma
multiplicidade de usos sociais (FERREIRO, 1992, p. 79).
escrita entendendo que não falo somente de produção de

Para a autora, a escrita é um processo de construção e reconstrução de um saber
construído, e neste processo a criança elabora hipóteses sobre a escrita, que vão sendo
problematizadas, caminhando assim para a alfabetização formal.
A leitura, tanto quanto a escrita, consiste em atividade bastante intricada. “Ler é uma
atividade extremamente complexa e envolve problemas não só semânticos, culturais,
ideológicos, filosóficos, mas até fonéticos” (CAGLIARI, 1995, p. 149).
É de grande importância ressaltar que leitura e escrita são atividades fundamentais
para o desenvolvimento e formação de qualquer indivíduo, pois dentro e fora da escola e por
toda vida, o domínio ou não de ambas facilitará ou não o crescimento intelectual.
Tudo o que se ensina na escola está diretamente ligado à leitura e depende
dela para se manter e se desenvolver. A leitura é a realização do objetivo da
escrita. Quem escreve, escreve para ser lido. O objetivo da escrita, (...) é a
leitura (Ibidem).
Sendo assim, é notória a importância tanto da escrita quanto da leitura no
desenvolvimento intelectual do ser humano.



Definição de Leitura e Escrita

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