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quinta-feira, 24 de março de 2011

No processo de aquisição da Leitura e Escrita

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criança recebe informações cerebrais distorcidas e freqüentemente confunde, troca,
acrescenta ou omite letras e palavras.
Dificuldade na leitura oral: Devido a percepção visual e ou auditiva alterada, a

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lentidão e dispersão na leitura, perdendo-se no texto e repetindo palavras ou
mesmo frases e linhas inteiras.
Dificuldade na leitura silenciosa: Devido a distorção visual a criança apresenta
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pouca habilidade reflexiva, a criança apresenta sérios obstáculos em entender o
que está escrito.
Dificuldade na compreensão da leitura: Devido a deficiência de vocabulário e a
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da alfabetização, acarretando fracassos futuros na leitura e escrita.
Quanto à dificuldade de aprendizagem no processo de aquisição da escrita,
encontramos a disgrafia; a disortografia e os erros de formulação e sintaxe.
Dislexia: dificuldade com a identificação dos símbolos gráficos desde o início
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captou no plano visual ou mental, a criança apresenta lentidão no traçado e letras
ilegíveis.
Disgrafia: Falta de habilidade motora para transpor através da escrita o que
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caracteriza-se pelas trocas ortográficas e confusões com as letras.
Disortografia: Incapacidade para transcrever corretamente a linguagem oral;
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perfeita, copiar e compreender textos, a criança apresenta grande dificuldade para
elaborar sua própria escrita. Geralmente omite palavras, ordena confusamente as
palavras, usa incorretamente verbos e pronomes e utiliza a pontuação de forma
inadequada.
Erros de formulação e sintaxe: Apesar de ler fluentemente, apresentar oralidade


De acordo com Coelho (1991), as D.A. no processo de aquisição da leitura podem
ser divididas em quatro categorias:

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