Barra Nova Escola

quinta-feira, 24 de março de 2011

Etiologia das Dificuldades de Aprendizagem





As causas das D.A. são fundadas em fatores biológicos, sendo que estes podem
ser divididos em quatro categorias, conforme Smith (2001):

Lesão cerebral: Qualquer dano causado ao cérebro durante a gestação, parto ou
pós-parto, através de acidentes, hemorragias, tumores, meningite, exposição a
substâncias químicas entre outros.

Alterações no desenvolvimento cerebral: Perturbação ocorrida em qualquer ponto
do processo contínuo de ativação neural, ocasionando o não desenvolvimento
normal de alguma parte do cérebro. Podemos citar como exemplo a dislexia, que
consiste em sérias dificuldades de leitura e, conseqüentemente, de escrita, apesar
da criança apresentar nível normal de inteligência. Geralmente a dislexia
apresenta-se associada a outros distúrbios como dificuldade de memorização.

Desequilíbrios neuroquímicos: Dissonância entre os neurotransmissores
(mensageiros químicos), causando a má comunicação entre as células cerebrais,
acarretando prejuízo à capacidade de funcionamento do cérebro.

Hereditariedade: Herança genética, ou seja, transmissão de caracteres biológicos
aos descendentes.
No entanto, seja qual for o fator biológico contribuinte para a D.A., o ambiente
mostra-se como fator decisivo, podendo facilitar ou complicar o quadro do
portador da mesma. “Embora supostamente as dificuldades de aprendizagem
tenham uma base biológica, com freqüência é o ambiente da criança que determina
a gravidade do impacto da dificuldade” (SMITH, 2001, p. 20).
O ambiente escolar, familiar e social exerce influência direta não só no
comportamento das crianças como também em suas atitudes e posturas diante
dos problemas.“As condições em casa e na escola, na verdade, podem fazer
a diferença entre uma leve deficiência e um problema verdadeiramente
incapacitante” (Ibidem, p. 30).
        (...) a modificação no ambiente pode fazer uma diferença impressionante no
progresso educacional de uma criança. (...) embora as dificuldades de
aprendizagem sejam consideradas condições permanentes, elas podem ser
drasticamente melhoradas, fazendo-se mudanças em casa e no programa
educacional da criança (Ibidem, p. 21).
É importante ressaltar ainda como causa das D.A., a ausência de estímulos das
habilidades básicas necessárias à alfabetização, os métodos de ensino inadequados,
problemas emocionais, falta de maturidade para aprender a ler e escrever.
Segundo Morais (2002), para que se aprenda a ler e escrever, são necessárias
habilidades ou pré-requisitos, que devem ser trabalhados no período pré-escolar,
o que muitas vezes não acontece adequadamente. Quanto aos métodos, o autor
salienta os diversos tipos, suas vantagens e desvantagens e conclui que:
(...) o ideal é que quando se percebe que as dificuldades de aprendizagem
que a criança apresenta são oriundas ou ampliadas por um método de ensino
que não está adaptado à criança, propõe-se uma mudança metodológica para
facilitar o processo de aprendizagem (Ibidem, p. 75).
Ao abordar os fatores emocionais, o autor deixa clara a dificuldade de se estabelecer
com precisão, quando o transtorno emocional precede as D.A., ou quando é a
própria causa das mesmas. “Para se chegar a esta conclusão, é necessário um estudo
detalhado da personalidade da criança e de seu comportamento, assim como da
dinâmica familiar e social, na qual ela se encontra inserida” (MORAIS, 2002, p. 87).
A maturidade para aprender a ler e escrever significa estar pronto para tal tarefa, e
estar pronto abrange fatores fisiológicos, ambientais, emocionais e intelectuais
e isto não ocorre ao mesmo tempo para todas as crianças, ou seja, a mesma idade
cronológica não garante a maturidade geral.
Iniciar a alfabetização sem dados concretos sobre a maturidade, ou antes,
que a criança esteja pronta e preparada para tal, é incorrer num grande risco,
pois poderá acarretar dificuldades intransponíveis logo no início do processo
de aprendizagem (Ibidem, p. 78).
Devido à complexidade causal das D.A., muitas vezes sendo resultado da
combinação de vários fatores, fica clara a dificuldade de diagnóstico certeiro.
(...) deve ficar claro que a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo
complexo que envolve vários sistemas e habilidades (lingüísticas,
perceptuais, motoras, cognitivas) e, não se pode esperar, portanto, que um
determinado fator seja o único responsável pela dificuldade para aprender
(Ibidem, p. 31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário